quinta-feira, 4 de junho de 2009

Palestra com Rolf-Dieter Acker e Miguel Jorge

Como prometido para os nosso amigos d' O Cappuccino(http://ocappuccino.blogspot.com/), vou postar hoje sobre o debate promovido pelo ministro Miguel Jorge junto com o presidente da Basf na América Latina, Rolf-Dieter Acker na última sexta-feira, 29, na Universidade Metodista.

O evento foi introduzido pelo professor João Evangelista Teixeira. Ele apresentou os convidados, deixando-os bastante à vontade. Em seguida, Miguel Jorge comentou sobre o início de sua carreira e, rindo, lembrou de seu primeiro estágio, no qual os jornalistas mais "velhos" o chamavam de rato de jornal.

O ministro iniciou sua palestra explicando uma crise enfrentada pelo Santander e, a partir do exemplo, demonstrou o quanto a Comunicação Organizacional é importante no gerenciamento de crises. Ele aproveitou para ressaltar também que em momentos de crise, independentemente do tamanho da organização, o público de interesse deve estar sempre bem informado sobre a situação da empresa, mas adverte: "A empresa precisa informar o que o público quer saber e não o que a empresa deseja que ele saiba."

Miguel Jorge ainda comentou a importância das novas mídias, como a intranet, afirmando que desenvolver a comunicação on-line é a "arma do negócio", já que no Brasil existem cerca de 64 milhões de internautas. Entretanto, ele também alertou para o "perigo" das mídias informais (Orkut, Twitter, Blogs) que deixam as organizações vulneráveis.

A apresentção de Rolf-Dieter Acker foi mais breve. O presidente passou um vídeo institucional da Basf que mostrava toda a infraestrutura da empresa. Então, começou sua palestra falando sobre comunicação com foco estratégico, ressaltando a necessidade da criatividade, da eficiência e da excelência para se alcançar uma boa comunicação.

Em relação à comunicação interna, Acker disse que deve-se criar uma interação entre os departamentos da empresa, além de interesses comuns entre os funcionários para que a organização caminhe como um todo. Orientar comportamentos e interar os diferentes grupos de pessoas foram duas ações que ajudaram a fortalecer a Basf e que ele recomenda para qualquer instituição. Já em relação à comunicação externa, Rolf-Dieter contou que a técnica utilizada pela Basf é a de gerar valores para os stakeholders. Ele ainda comentou que hoje há uma "emancipação da comunicação", ou seja, os profissionais dessa área começaram a agir, questionar e tomar iniciativas por conta própria.

O presidente da Basf na América Latina terminou sua apresentação falando sobre as características que ele espera de um profissional para entrar na empresa em que trabalha. Na sua opinião, um bom profissional precisa ter disciplina, ética, conhecimento dos instrumentos, além de talento social, ou seja, empatia, e deve sempre buscar inovações.

Um comentário:

  1. Valéria

    Bom saber que o Ministro Miguel Jorge já considera as redes sociais como sendo uma nova mídia, e pelo seu relato, quando ele fala “deixam as organizações vulneráveis” ele reconhece a força que elas têm.

    Massimino Delazeri
    www.ocappuccino.com

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