terça-feira, 2 de junho de 2009

Sadia + Perdigão = Brasil Foods




Uma grande fusão movimentou a indústria alimentícia do Brasil nesses últimos dias, a Sadia e a Perdigão decidiram deixar de lado a rivalidade e se uniram para serem a maior empresa do setor de alimentos industrializados do território nacional.

No dia 19 de maio de 2009 a Sadia se incorporou a Perdigão e juntas irão se chamar Brasil Foods e essa nova companhia fará uma oferta pública de ações que irá movimentar mais de R$ 4 bilhões, segundo o que foi divulgado.

As duas organizações juntas serão responsáveis por cerca de 25% do mercado exportador global de aves e acontecerá por meio de uma complexa operação e com a criação de uma nova entidade, a HFF Participações. Para que a fusão se concretize 51% das ações da Sadia deverão ser passadas para a HFF e no mesmo tempo a Perdigão mudará de nome para Brasil Foods e irá incorporar as ações da HFF. Posteriormente as ações da Brasil Foods continuarão a ser negociadas no mercado.

A captação de recursos estimada em bilhões de reais tem como objetivo resolver os problemas financeiros da Sadia que tinha uma dívida de 8 bilhões de reais. Esse foi o principal motivo da junção das duas empresas.

No site do Estadão o repórter David Friedlander conta sobre o cenário que levou a criação da Brasil Foods.



E segundo o presidente do Conselho de Administração da Sadia, essa fusão tem como principal objetivo a ampliação da produção e a conquista de novos mercados, principalmente no exterior.
E frisou que a empresa será a maior empregadora do país com mais de 100 mil colaboradores.

Já o presidente da Perdigão declarou que os produtos e as respectivas marcas continuarão no mercado e que terão mais eficiencia para atingir novos consumidores com bons preços e boa qualidade.

Fusões como essa mostram que para sobreviver no mercado as organizações devem possuir estratégias rápidas e eficazes para não entrar em crise ou em processo de falência, como quase aconteceu com a Sadia por estar com saldo devedor muito alto.

Agora será um desafio para as duas empresas conciliarem interesses e criar um planejamento que atenda os objetivos de ambas as partes.

6 comentários:

  1. Pelo que entendi as duas marcas continarão a exisitir no mercado com bandeiras diferentes. É isso?

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. Sim, as marcas serão mantidas no mercado seperadamente para não causar confusão nos consumidores, além de manter a fidelidade dos clientes. Elas só ficarão unidas no papel mesmo...rs.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ... disse...
    Acredito que, além da economia que será feita não "matando"as marcas Sadia e Perdigão, as duas empresas mantêm a identidade de seus principais carros-chefe, como a Valéria disse.
    Agora, dois problemas técnicos: a Sadia chegou a uma situação de estagnação muito grande quanto ao seu crescimento, pois adotou uma política financeira "tóxica", segundo analistas da FGV. Já a Perdigão, em uma análise patrimonial, veio crescendo muito nos últimos anos.
    Bem, resumindo, rs, e colocando o segundo problema, os investidores "viram" a Perdigão como a mais confiável entre as duas e isso gerou uma participação de apenas 12% para a família Furlan nessa brincadeira, ou seja, no conselho administrativo quem manda são os investidores do fundo de pensões e a Perdigão...triste se vc ver a história da Sadia...
    Abraço pessoal...
    Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  5. Realmente é triste ver a situação da Sadia...
    Mas com essa crise, ninguém está livre de um problema financeiro como esse.

    Obrigada pelo elogio e pelo comentário Marco.

    ResponderExcluir
  6. vc tem informações de como ficará a cultura organizacional, qual elas vão decidir seguir e porque

    ResponderExcluir