sábado, 30 de maio de 2009

A Escola de Montreal

Escola de Montreal se trata de uma questão interpretativa da comunicação organizacional, lida com linguagens, interpretações que os públicos vivenciam constantemente com base os sentidos de realidades e experiências obtidas .
O principal estudioso James Renwick Taylor, professor da Escola de Montreal, no Canadá, em parceria com vários outros pesquisadores trabalham na idéia de que: “ são os processos de comunicação de uma empresa que dão forma à organização e vão determinar como ela será, como se organizará, como fará negócios, que tipo de pessoas irá valorizar “. Taylor acredita que os processos de comunicação fazem fluir as idéias, os valores e terminam por obter uma cultura empresarial / organizacional que vai determinar como as coisas são feitas.
A Escola de Montreal tem a idéia de equivalência entre a comunicação e organização, sendo que as duas tem o mesmo valor. Qualquer tipo de organização é formada pela comunicação entre as pessoas .
O grande diferencial da Escola de Montreal é tentar mostrar que a comunicação é a organização e a organização é a comunicação.


Fontes de apoio: http://epressblog.wordpress.com/2008/02/07/a-escola-de-montreal/

2 comentários:

  1. Gostei muito do post de vocês! Não só por expor uma idéia que eu concordo muito, mas também por estar diretamente ligado ao tema do nosso blog (cultura organizacional em rp. Ao meu ver, uma organização passa a existir de fato quando consegue se comunicar com seus públicos interno e externo de maneira a constituir uma cultura que repercutirá e formará não só sua identidade, como também, imagem e reputação. Empesas que ainda não se comunicam,sem dúvida, ficam para trás!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Mariana, as empresas que não valorizam a comunicação ficam pra trás!

    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir