quarta-feira, 13 de maio de 2009

Orkut como meio de comunicação das empresas

O orkut é uma das mídias mais utilizadas atualmente. Ele facilita a comunicação entre pessoas de outros países, entre pessoas que não se veem há muito tempo, e até mesmo entre pessoas que estão sempre muito próximas. Ele era utilizado num sentido em que a comunição era mais pessoal, no entanto, esse não é o único objetivo do orkut, as organizações descobriram essa mídia e passaram a usá-la para divulgar seus produtos e se posicionar com seus públicos.

O Conselho Nacional de Café cria o orkut do setor cafeeiro. Trata-se de um ambiente virtual, em que as cooperativas e associações filiadas podem discutir temas pertinentes ao setor, buscar soluções para problemas e prospectar negócios. Ao criar esse orkut o CNC fala que é uma espécie de orkut empresarial.

Porém essa não é a única função do orkut empresarial. Ele também é usado para divulgar produtos e para facilitar a comunicação das organizações com seus públicos. Isso é feito através de comunidades que se posicionam contra ou a favordo produto. Através dessa aceitação ou rejeição a empresa cria novas estratégias para reverter a imagem negativa. As comunidades podem favorecer a marca como " Eu amo meu Calvin Klein", podem preferir um produto ao outro " Toddy é bem melhor que Nescau", e podem desfavorer a marca como " Eu odeio as Casas Bahia".

A mídia cresce a cada dia e cabe a empresa criar suas estratégias para se favorecer através da mídia e obter uma imagem positiva de seu produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário