quinta-feira, 7 de maio de 2009

Comunicação Organizacional: Gestão de Relações Públicas


"Comunicação Organizacional: Gestão de Relações Públicas" é um livro de Roberto Fonseca Vieira que é atualmente professor da Universidade Estácio de Sá.

Neste livro o autor fez um inventário das questões com as quais se defrontam os profissionais de relações públicas, jornalistas e publicitários que estão envolvidos comunicação integrada em várias organizações.

As matrizes teóricas utilizadas pelo autor são principalmente pesquisadores brasileiros da área, mas ele também menciona pesquisadores estrangeiros que são mundialmente conhecidos.

O foco de análise desta obra é concentrado na dimensão comunicativa que Aristóteles valorizava no passado, a chamada dialogicidade. Ela se baseia no fato de que se não há diálogo, não há comunicação.

No mundo contemporâneo que é muito veloz, nervoso e intenso, as relações humanas são pautadas por uma excelente argumentação e pela informação eficaz. Vieira diz que esse desempenho só se torna possível se os indivíduos que atuam no comércio, na indústria e no governo, forem capazes de sempre aumentar a sua tecnologia.

Tendo isso em vista, a internet se torna um instrumento para dinamizar as relações interpessoais e os consensos grupais para diminuir os conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário