Segundo Washington Sorio o endomarketing "...é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações. "
O endomarketing tem ligação direta com a comunicação interna das organizações e mescla conceitos de recursos humanos com técnicas do marketing. Podemos dizer também que é uma ferramenta de gestão de ações de marketing para os funcionários, os colaboradores são tratados como clientes internos da empresa.
Vender o produto para o funcionário faz com que ele se torne responsável pelo sucesso do novo produto e da empresa, assim cria um espírito de participação.
A opinião do público interno influencia no que o público externo pensa e espera. Por isso o endomarketing existe, para atrair o seu primeiro cliente: o cliente interno e como consequência atraindo mais clientes externos e melhorando o desempenho da empresa no mercado.
O principal desafio do endomarketing é mostrar aos empregados os principais valores da organização como transparência, afetividade, comprometimentoe cooperação, fazendo com que esse valores cresçam dentro de cada um e como consequência haja aumento na produtividade.
Além disso a comunicação entre funcionários e a diretoria fica mais estreita e assim, eles têm mais liberdade de expor suas idéias e se sentem mais seguros em tomar certas atitudes, pois acabam conhecendo mais a fundo a organização onde trabalha.
É importante ressaltar também que após a implatação do endomarketing os programas de melhorias operacionais serão muito mais fáceis de serem postos em prática, porque os funcionários estarão mais comprometidos com os resultados da empresa, a partir daí que os resultados se tornam mais vísiveis para da diretoria.
Grandes empresas como Google, Microsoft, Apple e Toyota são conhecidas por utilizar o endomarketing estimulando seus funcionários através de ações para o bem estar, melhorando assim a produção e a capacidade intelectual da equipe.
O mais importante é diferencial endomarketing de comunicação interna. Marketing neste caso é uma informação, sem possibilidade de feedback, e discussão, de retorno, uma venda ao colaborador. Já comunicação é bem ao contrário, é ouvir as expectativas, é uma via de mão-dupla ou de várias mãos, é dar satisfação de todos os processos, é transparencia.
ResponderExcluirParabens pelo post Alessandra,
um abraço
Mateus d'Ocappuccino