domingo, 24 de maio de 2009

Case Bayer CropScience


A Bayer CropScience é a divisão de agronegócios do Grupo Bayer e em 2007 desenvolveu um case voltado para o gerenciamento de crises com a assessoria externa da LVBA Comunicação e Propaganda Ltda.

O case recebeu o nome de "Treinamento de Crise: Simulações para lidar com situações reais" e 102 executivos de toda a empresa participaram.

Primeiramente os executivos assistiram à um vídeo sobre a importância da comunicação com a imprensa e o gerente de comunicação da Bayer CropScience, o diretor executivo da LVBA e um especialista em comunicação interpessoal fizeram apresentações conceituais.

Na sequência houveram simulações de crise onde o grupo recebeu vários dados e informações sobre a crise em diferentes meios de comunicação, mostrando a dificuldade de trabalhar com a informação. Para essa simulação foram usados diferentes artifícios como questionamentos sobre produtos da empresa, denúncias e ações de ONGs.
Com todo esse treinamento foi possível trabalhar uma crise em todos os aspectos e os participantes puderam ver como tudo acontece. Após o treinamento houve redução do timing entre a ocorrência de um problema até o momento que ele chega a área de Comunicação da empresa. Os clippings também cresceram 30%.

Devido a todo esse resultado positivo esse treinamento foi executado nos Países Andinos, no Cone Sul e no Chile.

Tendo em vista esse case, podemos perceber o quanto é importante uma organização estar preparada para lidar com possíveis crises, para que esta possa ser solucionada o mais rápido possível e com métodos eficazes para não prejudicar a imagem da empresa.

Daí a importância de sempre investir na parte de gerenciamento de crises dentro de uma organização. Assim os aspectos negativos são minimizados com mais facilidade.

A criação de um departamento de Relações Públicas também é essencial nos dias de hoje, pois esses profissionais fazem a manutenção da comunicação organizacional e além disso podem fazer planos estratégicos parar melhorar o relacionamento da organização com seus públicos, diminuindo a chance de haverem crises.




(case completo)

4 comentários:

  1. Muito bom post.

    Um case que exemplifica bem o 'gerenciamento de crises'. Tem um post n'Ocappuccino que versa sobre este assunto. Segue o link: http://ocappuccino.blogspot.com/2008/07/preparando-o-pblico-interno-para.html

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o case e a iniciativa da Bayer em valorizar um passo tão importante, mas pouco frequente nas organizações: o planejamento, que fornece a oportunidade de antever crises e também oportunidades!

    ResponderExcluir
  3. É Mariana, a Bayer realmente deu a devida importância para o planejamento antes que acontecer qualquer crise.

    ResponderExcluir