sexta-feira, 1 de maio de 2009

Comunicação digital e novas mídias institucionais


Ontem foi o último dia do III Abrapcorp 2009, e durante dois dias de congresso houve a oficina de "Comunicação digital e novas mídias institucionais" da qual participei.

A oficina foi coordenada por Rodrigo Silveira Cogo, formado em Comunicação Social pela Universidade de Santa Maria e frequenta atualmente o curso de especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Rodrigo também administra o Portal "Mundo RP" e hoje é gestor de conteúdo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Durante essa oficina pudemos ver como as organizações se comportam no mundo da internet, qual é o perfil dos novos consumidores e, principalmente, quais são as principais ferramentas de comunicação digital utilizada pelas empresas nos dias de hoje.

Com esse novo perfil de consumidor/cidadão internauta as organizações começaram a se adaptar ao que acontecia online. A partir daí, a Comunicação Colaborativa passou por um processo de produção de informações e entretenimento por meio de sistemas informatizados, o que estreitou os laços entre consumidores e empresas.

As principais ferramentas corporativas são os blogs, a publicidade interativa, os podcastings, as redes sociais e os programas online. Dentre essas, os blogs corporativos são os que estão dominando o cenário atual, um exemplo é o Twitter, que está sendo bastante utilizado pelas organizações.

Além destes temas, Rodrigo Cogo explorou assuntos como widgets, RSS, social bookmarking, jornalismo OpenSource, mundos virtuais e mash-up.

A oficina foi muito interessante para nós da área de Comunicação Organizacional, pois aprendemos como utilizar essas novas mídias a favor da imagem das organizações.

Um comentário:

  1. Valeu pelo post e por sua presença na oficina. Vamos continuar construindo em conjunto mais conhecimentos sobre o tema, seja aqui no blog, seja lá no www.mundorp.com.br . Abraço.

    ResponderExcluir