sábado, 2 de maio de 2009

A Comunicação Organizacional como meio às Estratégias Empresariais


Ricardo Minotto (Professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia/ PUCRS - Mestre em Administração e Negócios/ Doutorando em Comunicação Social- PPGCOM/PUCRS

Na evidência da sociedade da informação, a comunicação cada vez mais assume lugar de destaque para as organizações. Entretanto, a discussão sobre o tema, no meio acadêmico ou empresarial, é relativamente recente (a partir do final do século XX). O relacionamento da estratégia com a comunicação, e vice-versa, apesar de parecer óbvia, foi por longo período mantida em uma visão empírica de pouca expressão, no âmbito das organizações. Observa-se, porém, que são crescentes as iniciativas das organizações, seus executivos e gestores, em desenvolver o seu potencial comunicativo, sobretudo como ferramenta de relacionamento com os diferentes públicos, interno e externo. A partir da comunicação organizacional, em toda a extensão do seu significado, este ensaio apresenta reflexões e afirmações sobre o impacto da comunicação na efetividade das estratégias empresariais.


Fonte: http://www.sinprorp.org.br/Cursos/2002/191.htm



De acordo com o artigo, a comunicação é o elemento essencial no processamento das funções empresariais , pois define a organização e determina a condição de sua existência e de seu futuro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário