quarta-feira, 20 de maio de 2009

O gerenciamento de questões emergentes e a comunicação nas crises

Os profissionais de relações públicas identificam as questões emergentes através de do monitoramento daqueles públicos que podem ser afetados pelas consequencias das decisões da organização.

Geralmente as crises ocorrem porque administração não se comunicou com seus públicos sobre questões emergentes que futuralmente podem se resultar em crise.
Em casos de crise são recomendados quatro princípios da comunicação.
O primeiro princípio tem de ser aplicado antes de qualquer sinal de crise que é o princípio de relacionamento, porque a partir do momento que a organização cria um relacionamento duradouro com seus públicos e criar uma boa reputação, a organização fica menos vulneráveis às crises.

O segundo pricípio é de responsabilidade, a organização deve aceitar administrar uma crise até mesmo quando não seja culpada pela crise.

O terceiro princípio é a transparência, é importante que a organização relate tudo que sabe no momento da crise.

O quarto princípio é o da comunicação simétrica, que é a organização assumir que os interesses de seus públicos são importantes tão quanto os próprios no momento em que se manifesta uma crise.

Fonte: A função das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade organizacional e societal. - James E. Grunig

Um comentário:

  1. Chega a aparecer simples quando a gente lê expicadinho assim hehehe. Na verdade, são conceitos claros para todo profissional de comunicação, o problema as vezes é fazer o a chefia da em presa entender isso.

    Max Delazeri d'OCappuccino

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