domingo, 26 de abril de 2009

A Evolução da Comunicação Organizacional no Brasil

O surgimento da comunicação organizacional no Brasil ocorreu devido ao processo de desenvolvimento econômico, social e político do país, além da evolução do jornalismo empresarial e das atividades de Relações Públicas.
Em 1950 o jornalismo se configurou efetivamente em nosso meio com aceleração da industrialização, já em 1954 teve um grande avanço na comunicação devido ABRP ( Associação Brasileira de Relações Públicas), ainda nesta década surgiu a primeira organização de comunicação empresarial no Brasil, criada em 1952 chamada de Companhia Nacional de Relações Públicas e Propaganda.
Em 1960, com as grandes multinacionais as relações públicas e as relações industriais trouxeram grandes experiências para o Brasil.
Em 1967 fruto da parceria dos profissionais de comunicação das empresas multinacionais foi criado ABERJE Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais de Empresa que exerce até hoje um papel em prol da comunicação organizacional no País.
Em 1985 com a reabertura da política no País as organização conseguem entender ainda mais a necessidade de existir a transparência com a sociedade, o que foi muito importante pelo fato que aquele antigo formato no departamento de ralações públicas governamentais e de relações com a imprensa focando apenas em produtos não daria conta para atender a nova demanda social, tendo que acontecer determinadas mudanças e foi assim que estudo pela comunicação foi se aprimorando, em 1995 Gary Kreps defendeu a comunicação como um processo de organização que enfatizou a importância das relações das pessoas no ambiente organizacional.
E hoje Margarida Kunch afirma que existem quatro realidades distintas a primeira que é quando a organização coloca a comunicação com um elevado valor estratégico. A segunda é quando a comunicação é vista como esfera técnica, usando apenas para a divulgação. A terceira realidade quanto não dão valor a comunicação , sendo improvisada de maneira onde “qualquer pessoa” pode realiza - lá e por ultimo a quarta realidade que é quando a organização que não se preocupa com a comunicação, não existe um tratamento especial havendo apenas a espontaneidade.

Um comentário:

  1. Nem no domingo a equipe descansa. Isso que é levar a sério. Muito legal a origem da comunicação organizacional no Brasil, mas porque não foi citado o período da Ditadura. A história que sempre soube é que RP foi muito importante neste período, transmitindo e validando as mensagens dos militares à população.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

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