quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ferramentas de Comunicação

Segundo a definição etimológica, comunicação vem do latim comumnicatio de communis
= comum e significa a ação de tornar algo comum a muitos.

Nos baseando nisto podemos afirmar que a comunicação é extremamente importante em qualquer relação humana visto que, sem ela seria praticamente impossível trocar informações, transmitir pensamentos e sentimentos, enfim estabelecer uma interação em qualquer “ambiente” onde temos que lidar com um grupo de pessoas.


Como não estamos falando somente de comunicação, e sim de Comunicação Organizacional, direcionamos nosso pensamento ao grupo em que nos referimos a organização a qual necessita de um uso abusivo de comunicação para se ter acesso aos outros, constituindo-se em um meio de integrar as partes da organização, fazendo com que as atividades estejam coordenadas de modo que o conjunto consiga cumprir sua finalidade.

Graças a isto muitas pessoas começaram a desenvolver ferramentas para criar e até melhorar a comunicação dentro das organizações. Ferramentas como “Jornais, Murais, Eventos, Pesquisas, Boletins, Face-a-Face, Folders, Cartilhas, Portal Corporativo e outros” tudo isso para facilitar a divulgação das informações para que todos da organização saibam o que está ocorrendo e como é melhor reagir sobre o fato, seja ele uma crise, um escândalo ou até mesmo algumas promoções.

Assim, percebemos a importância das ferramentas de comunicação e da própria comunicação. Afirmando o quanto ela e necessária em qualquer ambiente deixando muitas vezes tudo mais “fácil”.

Um comentário:

  1. E saber utilizar de forma adequada estas ferramentas é também fator essencial nesta ação de comunicar, ação de tornar algo comum a muitos.

    Abraços
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir