segunda-feira, 27 de abril de 2009

Sustentabilidade e Cultura Organizacional


Atualmente, a sustentabilidade representa um dos temas estratégicos mais importantes para o planejamento de uma organização, uma vez que gera valor econômico e possui ligação direta com a imagem, reputação e marca da mesma. E isso, na prática, se mostra um desafio para os profissionais da área de comunicação. Nesse contexto, eles passam a exercer a tarefa de informar, envolver e sensibilizar consumidores, fornecedores, funcionários, comunidade local e toda a sociedade em torno dos valores, princípios e ações socioambientais da organização. Além disso, as informações transmitidas devem ser claras e precisas para que os públicos possam criar impressões e analisar a consistência dos compromissos sociais e ambientais da empresa.




Tal cultura de sustentabilidade organizacional teve início nos países de primeiro mundo e, graças à globalização, chegou rapidamente até nós, países em processo de desenvolvimento. Mas para que as ações estratégicas de comunicação tenham resultados positivos para a empresa, é preciso que haja um estudo profundo da cultura organizacional, para que assim a complexidade da corporação possa ser entendida e as ações, efetivas.




Um comentário:

  1. Muito bom. Não existe mais ação social ou filantropia, toda ação tem que estar alinhada à 'responsabilidade social estratégica' da empresa, como trata porter. É preciso agregar valor social à comunidade e de negócio à empresa.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir