quinta-feira, 16 de abril de 2009

Processo Evolutivo da Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional pode ser vista como fruto da Revolução industrial, devido as mudanças causadas pela industrialização, que acabou levando as organizações irem em busca de novas formas de comunicação. No público interno focando em publicações direcionadas aos empregados e no público externo focando nas publicações centradas nos produtos.
A comunicação com o público interno inicia-se com um formado de ordem administrativa e de informações, esse formato também ocorreu para os públicos externos, que era onde enfatizavam na propaganda exagerada não se preocupando com o feedback, que é o retorno das percepções e dos interesses dos públicos, desde então usavam a comunicação assimétrica.
Com a evolução e com o a importância cada vez maior na gestão e na divulgação institucional, a comunicação foi adquirindo novas características, baseando-se em pesquisas, tendo uma maior preocupação ao ser elaborada, e assim foi evoluindo até chegar como nos dias atuais que atinge um caráter estratégico, onde atinge um grau de sofisticação na sua elaboração, sabendo levar em conta os interesses de ambos tanto dos públicos, quanto os das organizações estabelecendo um equilíbrio entre os dois, alcançando a comunicação simétrica.
E foi assim a que após a Revolução Industrial a comunicação no sentido corporativo deixa de ter uma função técnica e instrumental e se torna estratégia.
Tendo que haver ações de comunicações bem elaboradas baseando-se em pesquisas sempre analisando os cenários, o que faz surgir uma nova visão da unindo relações públicas na comunicação institucional e o marketing na comunicação mercadológica.

Um comentário:

  1. A RI desperta nas empresas a preocupação com os seus públicos, o mais interessante é que esse cuidado vai se transformando conforme o contexto de cada época. Torquato situa 3 fases do desenvolvimento da comunicação organizacional, destacando que esse crescimento coincide com a industrialização e o próprio crescimento econômico do país. Nas décadas de 60 e 70, ele destaca o caráter e a preocupação da comunicação organizacional com uma ênfase no produto. A partir da década de 80 a comunicação organizacional tem sua ênfase na preocupação com a imagem das organizações. Já a partir da década de 90, até a atualidade, a comunicação organizacional adquire um caráter estratégico.

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    Mano Delazeri
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